30 out Outubro Rosa e amamentação
A amamentação é uma Importante aliada contra o câncer de mama para as mães.
O Outubro Rosa está acabando, mas ainda vamos falar sobre a prevenção ao câncer de mama, a principal causa de morte por câncer no Brasil. Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), foram mais de 66 mil novos casos somente no ano passado.
Por isso a importância dessa campanha que teve início nos anos 90 e foi a precursora de tantas outras campanhas de saúde que surgiram depois. A informação salva vidas, pois caso seja diagnosticada bem no início as chances de cura são de 95%.
Além da proteção do bebê, a mãe também se beneficia da amamentação, pois amamentar diminui o risco dela ter câncer de mama. Durante o período de aleitamento, as taxas de determinados hormônios que favorecem o desenvolvimento desse tipo de câncer caem na mulher. Além disto, alguns processos que ocorrem na amamentação promovem a eliminação e renovação de células que poderiam ter lesões no material genético diminuindo assim as chances de câncer de mama na mulher.
Quanto mais prolongada for a amamentação, maior a proteção para a mãe e o bebê. Evidências científicas, incluindo estudos epidemiológicos, apoiam a relação protetora entre amamentação e câncer de mama. E, apesar de ser um desafio, amamentar é uma escolha valiosa para a saúde da mãe e do bebê
Portanto, amamente e encoraje o aleitamento materno!
https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/campanhas/2023/outubro-rosa
Sem Comentários