26 mar O leite materno é mais do que apenas nutrição
O leite materno é especialmente adequado ao bebê, tanto em sua composição nutricional quanto nos fatores bioativos não nutritivos que promovem a sobrevivência e o desenvolvimento saudável. Na composição do leite materno incluem células, agentes anti-infecciosos e anti inflamatórios, fatores de crescimento e prebióticos.
Embora seu bebê precise começar a comer alimentos sólidos aos seis meses de idade, o leite materno ainda pode representar metade da ingestão calórica diária – juntamente com outros alimentos – até o segundo ano. E o seu leite incrível continua a desempenhar um papel que vai muito além da nutrição simples.
A maioria dos compostos no leite materno que têm um papel nutritivo também é protetor de alguma forma. Isso significa que há muito valor no leite materno. A alfa-lactalbumina, a principal proteína do leite materno, possui propriedades antibacterianas e ajuda a estimular o sistema imunológico do bebê. A lactoferrina, uma proteína que transporta ferro no corpo, também tem efeitos antifúngicos. E os ácidos graxos do leite humano também são antivirais e antibacterianos.
Compreender a composição do leite humano fornece uma ferramenta importante para o manejo da alimentação infantil, particularmente de bebês frágeis e de alto risco. Destaca-se mais uma vez a importância do Aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade e da amamentação prolongada até os 2 anos ou mais, de acordo com recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde.
Referências bibliográficas:
Dewey KG et al. Volume e composição do leite materno durante o final da lactação (7 a 20 meses). J Pediatr Gastroenterol Nutr. 1984; 3 (5): 713-720.
Lönnerdal B, Lien EL. Significado nutricional e fisiológico da α-lactalbumina em lactentes. Nutr Rev. 2003; 61 (9): 295-305.
Andersson Y et al. A lactoferrina é responsável pelo efeito fungistático do leite humano. Hum Dev cedo. 2000; 59 (2): 95-105.
Sem Comentários