O leite materno é mais do que apenas nutrição: Benefícios para o intestino, sistema imunológico e desenvolvimento do cérebro

Todo o leite contém açúcar e lactose, mas o leite materno também contém mais de 200 oligossacarídeos (açucares). Esses açúcares complexos ajudam a criar e proteger um intestino saudável e a desenvolver o sistema imunológico. Não existe nem um número próximo desse número de oligossacarídeos no leite de vaca ou na fórmula. 

Da mesma forma, todos os leites contêm gorduras, mas a mistura de gorduras no leite humano maduro é exclusivamente complexa. Nosso cérebro é mais complicado que o cérebro de outros animais e, como mais da metade do cérebro humano é feito de gordura, é lógico que precisamos de ingredientes gordurosos feitos sob medida para ajudar a aumentar essa complexidade. 

Os seres humanos nascem em um estágio inicial de desenvolvimento em comparação com outros mamíferos, mas durante os primeiros seis meses, nossa massa cerebral quase dobra. Portanto, não surpreende que nossos bebês precisem de mais proteção e nutrição para estimular o cérebro durante seus primeiros meses e anos.

“O seu leite materno será sempre melhor para o seu bebê do que qualquer leite que você possa comprar nas lojas”

As proteínas são moléculas complexas que desempenham muitos papéis importantes em nossa saúde. Alguns atuam como blocos de construção para o crescimento e reparo, enquanto outros ajudam a provocar as reações químicas essenciais que ocorrem em nossos corpos. O leite materno maduro contém mais de 1.000 proteínas diferentes que apoiam o cérebro e o sistema imunológico do bebê, além de ajudá-lo a crescer. 

O leite materno maduro também é rico em micronutrientes: vitaminas, minerais e microminerais, do cálcio ao cádmio, desenvolvendo diversas funções metabólicas no organismo, principalmente na formação de enzimas vitais que desempenham diversas funções metabólicas no organismo, principalmente na formação de enzimas vitais. O equilíbrio dessas mudanças se altera ao longo do dia para atender às necessidades do seu bebê. 

Alguns constituintes do seu leite materno podem surpreendê-lo. O leite maduro tem um alto teor de colesterol bom. É rico em açúcar, na forma de carboidrato simples e lactose. E a proporção de proteína é extremamente baixa – forma apenas 7% ou 8% da ingestão de energia de um bebê amamentado, em comparação com cerca de 12% quando ele cresce. Não é o que consideramos adequado para adultos, mas é ideal para bebês – isso mostra como o leite materno é adaptado especificamente às suas necessidades.

Referências bibliográficas:

Moukarzel S, Bode L. Human milk oligosaccharides and the preterm infant: A journey in sickness and in health. Clin Perinatol 2017; 44(1):193–207.

Jantscher-Krenn E, Bode L. Human milk oligosaccharides and their potential benefits for the breast-fed neonate. Minerva Pediatr. 2012;64(1):83-99.

Chang CY et al. Essential fatty acids and human brain. Acta Neurol Taiwan. 2009 Dec;18(4):231-241.

TED. TEDWomen: What we don’t know about mother’s milk [Internet]. New York, NY, USA: TED Conferences LLC; 2016. [Accessed 26.03.2018]. Available from www.ted.com/talk/katie_hinde_what_we_don_t_know_about_mother_s_milk/reading-list

Dekaban AS. Changes in brain weights during the span of human life: relation of brain weights to body heights and body weights. Ann Neurol. 1978;4(4):345-356.

Beck KL et al. Comparative proteomics of human and macaque milk reveals species-specific nutrition during postnatal development. J Proteome Res. 2015;14(5):2143-2157.

Lönnerdal B. Infant formula and infant nutrition: bioactive proteins of human milk and implications for composition of infant formulas. Am J Clin Nutr. 2014;99(3):712S-717S.

Karra MV, Kirksey A. Variation in zinc, calcium, and magnesium concentrations of human milk within a 24-hour period from 1 to 6 months of lactation. J Pediatr Gastroenterol Nutr. 1988;7(1):100-106.

Bruna Grazif
[email protected]

Enfermeira, consultora em Aleitamento Materno e Laserterapeuta. Empreendedora e mamãe do bebê genial, Miguel. Nasci em Minas Gerais, me formei em Belo Horizonte, mas foi em São Paulo, capital, que comecei a trilhar minha história e decidi aprofundar meus conhecimentos sobre Aleitamento Materno. Logo após a gestação do meu bebê, comecei minha trajetória de trabalho empreendedor, o que me possibilitou evoluir meus conhecimentos. Meu trabalho é reconhecido a cada dia pelo atendimento dedicado, próximo e humano que ofereço. Sou Coautora do Livro "Segunda Infância Volume 2". Não trabalho, cumpro uma missão. Um grande beijo e conte comigo!

Sem Comentários

Postar Um Comentário