24 out Composição do leite materno: fatores bioativos
O leite materno está cheio de nutrientes que alimentam e protegem seu bebê, mas você sabia que a composição do leite materno varia com o tempo? Descubra o que há no leite materno e como ele muda para atender às necessidades do seu bebê.
Como primeiro alimento do bebê, você pode esperar que os componentes do leite materno incluam nutrientes essenciais básicos, como carboidratos, proteínas e gorduras, além de água para mantê-lo hidratado. Mas o leite materno não é um alimento comum – ele tem mais valor do que apenas a nutrição. Vamos começar com os fatores bioativos, que incluem células, agentes anti-infecciosos e anti-inflamatórios, fatores de crescimento e prebióticos.
Compreender a composição do leite humano fornece uma ferramenta importante para o manejo da alimentação infantil, particularmente de bebês frágeis e de alto risco.
Aqui estão alguns constituintes do leite humano, muitos dos quais não podem ser reproduzidos:
– Milhões de células vivas: Células oriundas da medula óssea e presentes no sangue, linfa, órgãos linfoides e vários tecidos conjuntivos. Isso inclui glóbulos brancos que estimulam o sistema imunológico (células de defesa do organismo que destroem os agentes estranhos, por exemplo, as bactérias e os vírus), além de células-tronco, que podem ajudar os órgãos a se desenvolver e curar.
– Mais de 1.000 proteínas que ajudam seu bebê a crescer e se desenvolver, ativar seu sistema imunológico, desenvolver e proteger neurônios no cérebro.
– Toda essa proteína do leite materno é composta de aminoácidos. Existem mais de 20 desses compostos no seu leite. Alguns deles, chamados nucleotídeos, que aumentam à noite e os cientistas pensam que podem induzir o sono.
– Mais de 200 açúcares complexos chamados oligossacarídeos que agem como prebióticos, que alimentam ‘bactérias boas’ no intestino do bebê. Eles também evitam que as infecções entrem na corrente sanguínea e diminuem o risco de inflamações no cérebro.
– Mais de 40 enzimas. As enzimas são catalisadores que aceleram reações químicas no corpo. Os que estão no seu leite têm trabalhos como auxiliar na digestão e no sistema imunológico do bebê, além de ajudá-lo a absorver ferro.
– Fatores de crescimento que apoiam o desenvolvimento saudável. Isso afeta muitas partes do corpo do bebê, incluindo intestinos, vasos sanguíneos, sistema nervoso e glândulas, que secretam hormônios.
– Quanto aos hormônios, seu leite materno contém muitos deles! Esses produtos químicos inteligentes enviam mensagens entre tecidos e órgãos para garantir que funcionem corretamente. Algumas ajudam a regular o apetite e os padrões de sono do bebê e até ajudam a estabelecer um vínculo entre vocês.
– Vitaminas e minerais – nutrientes que apoiam o crescimento saudável e a função dos órgãos, além de ajudar a construir os dentes e ossos do bebê.
– Anticorpos, também conhecidos como imunoglobulinas. Existem cinco formas básicas de anticorpos e todas elas podem ser encontradas no seu leite. Eles protegem seu bebê contra doenças e infecções, neutralizando bactérias e vírus.
– Você já deve ter ouvido falar em ácidos graxos de cadeia longa, porque eles desempenham um papel fundamental na construção do sistema nervoso do bebê, além de ajudar no desenvolvimento saudável dos olhos e do cérebro. E, você já adivinhou, também existem vários destes no seu leite!
– 1.400 microRNAs, que regulam a expressão gênica, além de ajudar a prevenir ou interromper o desenvolvimento da doença, apoiam o sistema imunológico do bebê.
Ballard O, Morrow AL. Composição do leite humano: nutrientes e fatores bioativos. Pediatr Clin North Am. 2013; 60 (1): 49-74.
Sem Comentários